segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como Cuidar dos Cabelos no Inverno

A troca de estação não proporciona apenas alterações climáticas. A saúde dos cabelos também sofre os efeitos das oscilações na temperatura.

E apesar de inverno ser sinônimo de elegância, também é época em que as mulheres devem ficar alertas para manter os fios em dia. Pensando nisso, o Vila Batom separou dicas infalíveis para deixar suas madeixas deslumbrantes na estação mais fria do ano.

Um dos problemas que mais costuma incomodar é a queda dos fios. “No inverno, a mulher lava menos o cabelo e, por isso, ele cai mais. Para amenizar esse problema e deixar os fios com aparência bonita, o ideal é lavar pelos menos três vezes por semana”, explica o hair stylist Ricardo Inácio, do Salão Ritz, em São Paulo. Ele diz que se o cabelo cair de maneira que supere a perda de cinquenta fios por dia, é indicado fazer um tratamento re-estruturador que hidrate o couro cabeludo da raiz às pontas ou procurar a causa com um médico.

Ricardo também alerta: “Na hora de pentear as madeixas no inverno, os elásticos devem ficar na gaveta. Eles quebram os fios e tendem a ressecar, já que há menor produção das glândulas sebáceas”. Para ele, as mulheres devem abusar dos lenços, faixas e, até mesmo, das boinas.

Com a chegada do frio, a tendência é tomar banho cada vez mais quente. Ricardo comenta que isso é um erro, já que a água em alta temperatura descama o couro cabeludo e pode causar caspa. Além disso, água mais fria fecha as escamas do cabelo e dá brilho aos fios.

No intuito de hidratar e regenerar os fios, o hair stylist indica alguns produtos como o protetor Soft Ends, da Redken, linha All Sof, ou ainda o Voile Nuit, da Kerastase, também visando à hidratação.

Antes de escovar os cabelos, a dica de Ricardo é o uso de protetor térmico. O Easy Brush, da Tânagra, segundo ele, protege os fios das ações provocadas pelo ar quente do secador. O produto também proporciona brilho e maciez aos cabelos.

Para mulheres de cabelos enrolados, ele recomenda o uso do modelador de cachos Overnigth Treat, da Redken, linha Real Control. Segundo ele, cabelos com processos químicos ou escovas a base de formol devem procurar um profissional que indique qual é o melhor tratamento a ser feito para recuperar a saúde dos fios.

Seguindo essas dicas, você terá os cabelos que deseja não apenas no inverno, mas em todas as estações do ano.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Nenhum comentário: